Editorial – O que é para que serve o CaçuPrev
O presidente do CaçuPrev, Cláinio Uester Ribeiro, explica em uma série de matérias o que é o CaçuPrev, como funciona, qual sua estrutura e para que serve a entidade! Ele começa explicando sobre o que é a entidade, e para que serve.
Dúvidas frequentes envolvem situações diversas, onde uma delas é para que serve a instituição. Por isso, ele começa relatando que o CaçuPrev é uma autarquia mista, ou seja, mantida em parte pelo município, e também por colaboradores que têm sua previdência descontada em folha.
Explicou ainda que uma autarquia e um serviço autônomo, criado por lei, que é uma entidade jurídica, e que tem receita e patrimônio próprio, e tem administração de servidores públicos, eleitos por contribuintes (funcionários da ativa) e por aposentados, em assembleia realizada com votação presencial, porém, seus gestores tem total liberdade de ações, desde que obedeçam o estatuto e leis que a regem, garantindo assim seu melhor funcionamento, observando que gestão administrativa e financeira são descentralizada, ou seja, nenhum outro órgão tem interferência direta.
Todos os contribuintes são funcionários do Executivo e Legislativo do município de Caçu. E o principal objetivo da entidade é assegurar que todos tenham seus direitos garantidos quando se aposentarem.
Para o presidente Cláinio Uester, a previdência municipal é de grande importância, onde enfatiza que a burocracia reduzida gera mais direitos aos contribuintes, os quais tem maior facilidade para se aposentarem, claro, se cumprirem todos os preceitos legais. Para ser mais exato, toda contribuição é devolvida em forma de aposentadoria após encerrarem suas funções na vida pública.
“Nós, a partir de agora, vamos informar a todos os contribuintes e aposentados as ações, deveres e direitos, parcerias realizadas, assim como promover palestras presenciais e online, como também manter a divulgação através do portal da transparência, onde enfatizo que já estamos há anos fazendo a divulgação de todas as ações que são desenvolvidas pela entidade”, disse o presidente.
Continuando, enfatizou ainda que “em todas as nossas ações, visitas e projetos que são ou serão desenvolvidos pela instituição, vamos ao máximo divulgar para que não existam dúvidas ou afirmações que não condizem com a realidade”, afirmou o presidente Cláinio Uester.
Ele ao falar sobre finanças, reafirmou seu compromisso com a legalidade e transparência de todas as ações. Enfatizou que serão repassadas todas as informações de forma clara e eficiente à comunidade. Finalizou dizendo que tanto nas redes sociais, quanto no site da entidade, todas as informações serão disponibilizadas a fim de que cheguem a todos. Por isso, uma série de matérias e informativos serão confeccionados para atender tanto a necessidade da entidade quanto sanar dúvidas do contribuinte, seja ele beneficiário do CaçuPrev ou não.